domingo, 26 de abril de 2009

Para entender Baudrillard

Pessoal, não sei se todos conseguiram entender a teoria de Baudrillard. Eu não consegui entender alguns itens perfeitamente, mesmo com o livro original em mãos. Mas achei um artigo muit bom no
cronopios.com.br. Ai vai o link para quem quiser entender mais sobre SIMULACROS e a Implosão dos Sentidos.
Para mim foi fundamental

http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=2255

Trechos: "A minha teoria de simulação indica uma evolução desde o que se poderia chamar sociedades primitivas (aquelas em que o real e os signos estão perfeitamente relacionados) até uma ordem que denominaria como ‘Primeira Ordem’ (os séculos XV a XVIII) onde os signos se referem a um significado determinado pela classe, o prestígio e o status. Chega-se assim a uma ‘Segunda Ordem’ de simulacro que se dá a partir da Revolução Industrial, caracterizada pela reprodução do signo, sem se referir a ele, baseado na lei do valor comercial. Finalmente temos a ‘Terceira Ordem’ de simulacro, que é a nossa sociedade, onde os signos já são pura simulação (tecnologia de informação, genética)."

"
Convém relembrar, neste momento, o livro “América” escrito em 1986, onde Baudrillard relata a viagem feita aos EUA, e como a sua “xenofobia” disseca a cultura americana, intitulando-a como uma cópia sem modelo, o avesso do sonho e da realidade, o simulacro total: a única sociedade primitiva moderna. Em outras palavras, a utopia da modernidade."


Nenhum comentário:

Postar um comentário